24 de fevereiro de 2016

Os desafios da carreira docente - Formação


Fonte: indiosnonordeste.com

Por fim, não se pode falar dos anseios dos docentes sem passar pela questão da formação. Embora os educadores com curso superior sejam maioria, ainda temos no país um porcentual considerável de profissionais com apenas o Ensino Médio (veja o gráfico abaixo). Além disso, quem ingressa na universidade nem sempre encontra o ensino que esperava. Tanto na Pedagogia quanto nas licenciaturas, os conteúdos dados não se relacionam com os problemas com que o professor vai se deparar na escola. "Mais que conhecer os grandes teóricos da Educação, é fundamental os docentes estudarem as didáticas específicas de suas áreas para ser capazes de ensinar os diferentes conteúdos", afirma Ana Amélia. Infelizmente, eles não se graduam preparados para auxiliar estudantes que possuem dificuldade de aprendizagem, para diagnosticar os saberes das crianças ou gerir uma sala de aula.

Formação docente
Os desafios da carreira docente
Fonte Censo Escolar 2013
O problema pode ser resolvido, em tese, por meio dos encontros de formação continuada que o professor passa a ter quando ingressa na escola. "Os gestores são capazes de mudar a realidade de uma escola. Eles devem fazer formação da equipe, conversar sobre as práticas, realizar pesquisas coletivas e estudar junto com o corpo docente as didáticas específicas", diz Ana Amélia. 

A prática, no entanto, não é realidade em todas as escolas. Segundo a OCDE, 80% dos professores brasileiros dizem que precisam de mais desenvolvimento profissional do que o recebido nos locais em que lecionam atualmente. 

Mesmo quando há um programa estruturado, existe outro fator que prejudica e muito a prática: a falta de estabilidade nas equipes escolares. De modo geral, as instituições que mais sofrem com a rotatividade de profissionais são as que apresentam índices de pobreza e violência maiores. 

"Não é possível formar uma equipe coesa sem educadores que criem fortes vínculos com as instituições em que atuam", explica Ana Amélia. "Enquanto as condições de trabalho nas escolas públicas não forem equiparadas, isso vai continuar acontecendo", complementa ela.

"Os alunos que fazem Pedagogia geralmente conhecem a História e a Psicologia da Educação, mas não saem capazes de ensinar os conteúdos dos anos iniciais do
 Fundamental." 
Soraia Souza Cardoso, coordenadora pedagógica em São Paulo


Todo conteúdo dos posts "Os desafios da carreira docente" , foi retirado do site revistaescola.abril , segue o link da matéria http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/desafios-carreira-docente-professor-salario-atratividade-812257.shtml?page=0

12 comentários:

  1. O professor precisa mesmo ser valorizado. Educação em primeiro lugar por um país melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Fê ! E acredito que o inicio dessa melhoria, é a valorização do professor.
      Beijos <3

      Excluir
  2. Muito interessante este post, me formei em Letras e durante toda minha graduação não tive nenhuma matéria que me preparasse realmente pra rotina de professora. Até mesmo nos estágios me senti perdida quando tive que dar aulas. Ainda falta muito pra acontecer uma melhora na educação do Brasil. Como seu post diz, deveria haver um preparo maior dos futuros professores nos cursos licenciaturas.

    Beijos!

    http://sozinhanabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também passei por isso, o que aprendi mesmo foi em um estágio remunerado, pois o conteúdo da graduação foi muito vago. Obrigada por contar sua experiência.
      Beijos <3

      Excluir
  3. Minha irmã também é professora e vejo o quanto a profissão é desvalorizada :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ! Um fato lamentável ! Mas ainda tenho esperanças que haverá um geração que valorize o professor.
      Beijos <3

      Excluir
  4. Muito relevante o seu post, parabéns!!
    Fiz magistério no ensino médio, mas não quis engatar na universidade para essa área, só pelo curso que eu havia feito, foi suficiente para ver que muita coisa precisa melhorar, me deixou extremamente desanimada!
    A sociedade tem que começar mudar isso, essa profissão tem que ser mais valorizada e os alunos, mais tolerantes!

    Muitos beijos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Certeza Thay, escolher a docência é um desafio e infelizmente motivos para desanimar não faltam.
      Ainda tenho esperanças que a sociedade irá valorizar essa profissão.
      Beijos <3

      Excluir
  5. Realmente é um desafio, mas maior que o ensino-aprendizagem é a indisciplina dos alunos.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é um desafio, mas maior que o ensino-aprendizagem é a indisciplina dos alunos.
    http://deniservdede.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você Denise ! Esse é um desafio que vem aumentando cada vez mais, infelizmente :/
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir