24 de abril de 2016

Intolerância, um passaporte para o fim do amor ao próximo

Durante minhas andanças nas redes sociais observei um fato preocupante: a intolerância.













                                    fonte: na imagem

Existem vários movimentos antis (anti feminismo, partido político, cristianismo ... ) até então tudo bem, pois todos temos o direito de ter opiniões diferente; mas além disso temos o dever de respeitar a opinião do próximo e infelizmente isso não está acontecendo, pelo menos não pela maioria;

Em páginas e grupos destinadas a postagens a respeito do que acreditam, a voz que fala mais alto quase sempre é a intolerância, e acontece da seguindo forma: O administrador posta algo geralmente criticando o que eles são contra,(por exemplo: a fala de um pastor em um grupo ateísta ) então os integrantes do grupo ou página começam um discurso assustador de ódio a respeito do pastor e sua religião, incluindo xingamentos e desrespeito. 

Não existe flexibilidade, não existe respeito a opinião/religião/cultura do próximo. O que existe é uma violência contra o outro que não partilha do mesmo pensamento.

Percebi que em muitas postagens as pessoas parecem não ler o conteúdo, ou até mesmo lê mas se tornam cegos pelo desejo de julgar aquele que consideram com o intelectual menos desenvolvido certamente por terem opiniões diferentes.

Exemplo: Em uma página de anti feminismo foi publicada uma postagem a respeito de mulheres gordinhas iniciar um movimento contra o preconceito, que tinha o lema mais ou menos assim “Vai ter gora na praia sim!” . Não lembro qual foi a legenda que colocaram no post, mas lembro bem os comentários: de julgamento, desmerecimento, apedrejamento  .. Tudo isso a feministas, ou seja, a questão ali não indicava nada com relação a feminismo mas como os integrantes da página são contra, pela lógica ( ou falta dela) a questão ali era criticar as mesmas, sem um verdadeiro motivo. A maioria das pessoas não analisaram o post, nem o movimento, menos ainda o motivo pelo qual aquelas mulheres estavam fazendo aquilo, julgaram apenas.

Isso acontece por todo lado, em toda divergência de opiniões, o mundo – principalmente o digital – tornou-se uma guerra a qual existem dois lados inimigos e apenas um tem que vencer.. Além de desrespeitos é triste, triste saber que não há flexibilidade, não há empatia.

Tudo bem termos opiniões diferentes, mas tudo muito mal usar isso para apedrejar o próximo.

Enfim, a intolerância é passaporte gratuito para a violência (de qualquer tipo) e a violência é passaporte gratuito e direto para a falta de amor ao próximo. E o que será feito de nós sem amor ao próximo em tempos tão difíceis ?

Lembra daquelas frases meio clichê:

                             fonte: bastter.com

                  fonte: prontas.com

Então, devem ser usadas sem moderação !

8 comentários:

  1. O mundo hoje está cheio de intolerância e violência mesmo e isso é muito triste. Precisamos de mais amor e menos julgamento.
    Ótimo post!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  2. Nossa, nem me fale. O mundo ta difícil, ta complicado viver diante de tanto ódio, intolerância, violência, julgamentos, divisões sociais, crises.. Mais amor pelo amor de Deus! Chega de nos maltratar.. o mundo é um só, e é nele que vivemos, somos uma gigante família, só temos uma casa e precisamos cuidar dela, cuidar da organização e paz dentro dela..

    Beijos, www.valentinices.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela colocação! Você foi muito feliz quando disse que "é permitido as opiniões; o que não é permitido é a intolerância". O que eu tenho percebido é que as pessoas querem ultrapassar essa fronteira da opinião, e denegrir o outro. Acho isso ridículo.
    Obrigado pela visita ao meu blog e pelo carinho. Estarei por aqui agora também.
    Boa semana!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Como você disse temos o direito de ter opiniões diferente então vamos respeita opiniões diferente, mas realmente esse Brasil não está disposto a abrir a mente para aceita que ninguém é "copia" de ninguém, eu penso diferente, você pensar diferente, aquela pessoa bem ali pensa diferente.

    Beijão <3

    Blog: www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente respeitar a opinião alheia hoje em dia não é tão fácil, na verdade acho que nunca foi, com o avanço das redes sociais isso ficou bem mais claro, receber críticas porque você pensa de um jeito, para mim por exemplo já virou hábito, mais enfim, adorei o seu post e concordo com suas ideias a respeito, mais respeito e gentileza com o próximo :D

    http://www.sweetexpected.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O mundo anda muito complicado de se viver. Para tudo tem um "fifi", muitos problemas. Muitas pessoas, não respeitam as opiniões dos outros, o que eu acho bem errado. Todos tem o direito de pensar o que querem, por mais que às vezes isso esteja errado, e seja complicaod de aceitar. Parabéns pela colocação!
    Beijoos, <3
    http://eaigirlblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Flor!! Disse tudo!
    As pessoas hoje vivem em função de defender apenas as suas ideias e de acreditar que apenas as suas opiniões são certas, esquecem que o que pode ser bom pra um, pode não ser pro outro... Falta respeito!
    São tempos difíceis :/

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir