8 de abril de 2016

"Ensinar as crianças a ter empatia pelos outros e pelo mundo" - Goleman

 Daniel Goleman é psicólogo e pesquisador de Havard e levantou a questão sobre a importância de crianças desenvolverem o foco em suas próprias emoções e do efeito de suas ações nas outras  pessoas e no mundo.



                       fonte: inclusive.org.br


Goleman juntamente com Peter Senge escreveram o livro Foco Triplo: uma nova abordagem para a educação. Nele, defendem que a escola e a sociedade devem ajudar as crianças e os jovens a desenvolverem o foco em diferentes esferas para que elas estejam aptas a viver bem no mundo moderno e a tomar decisões que ajudem a preservar esse mundo.

Segue trechos da entrevista de Goleman a Época. 

ÉPOCA - O que são os três tipos de foco?
Goleman - 
São o foco em si mesmo, o foco nos outros e o foco no mundo.

ÉPOCA - O senhor pode explicá-los?
Goleman -
 O foco interno trata de prestar atenção a si mesmo, em seu mundo interior para nos conectarmos com nossas aspirações e propositivos. O segundo tipo de foco trata-se da importância de sintonizarmos com outras pessoas, de termos empatia e sermos capazes de compreender a realidade alheia e de nos relacionar com essas realidades sob a perspectiva do outro. Peter Senge fez um trabalho incrível explicando o foco externo. É ele que dará para a criança a habilidade de perceber os sistemas e como eles se relacionam entre si, seja dentro da família, da escola, de uma empresa e do mundo como um todo. É muito mais do que levá-los a perceber o modo simplista "A causa B", mas levá-los gradativamente a perceber que muitas vezes não há uma resposta certa ou errada.

ÉPOCA -É possível ensinar as crianças a ter empatia?
Goleman -
 Sim, a escola pode ensinar a criança a  cultivar carinho e compaixão. Não se trata apenas de fazer o exercício mental de se colocar no lugar do outro. Diz respeito a de fato estar pronto para ajudar. Há experimentos que mostram que expor as crianças e jovens a conteúdos que enfatizem a importância disso já surtem efeitos. Num estudo feito em Princeton, estudantes de teologia receberam a missão de dar um sermão, pelo qual seriam avaliados. Metade deles se preparou para dar o sermão do Bom Samaritano, que conta a história de um homem que parava para a ajudar um estrangeiro na beira da estrada. Depois de um tempo de preparação, cada um dos estudantes se dirigia a um prédio diferente para dar o sermão. No caminho, passavam por um homem curvado e gemendo. Os pesquisadores queriam saber se o estudante pararia para ajudar, mesmo estando sob a pressão do tempo (tinham de chegar no horário) e da avaliação iminente.
Entre aqueles que estudaram o Bom Samaritano, o número de estudantes que se ofereceu a ajudar o homem foi 50% maior do que entre os que receberam sermões aleatórios.

ÉPOCA - O senhor pode dar exemplos de como ensinar ou treinar o foco nas crianças?
Goleman - 
Há exercícios muito simples que se mostraram altamente eficazes nessa tarefa. Um deles, adotado há anos numa escola primária de New Haven, consiste em organizar as crianças numa roda de conversa no início da aula e dar espaço para cada criança dizer como se sente naquele dia. Essa simples atitude faz com que os alunos criem o hábito de autoconsciência. Nomear as emoções com precisão ajuda as crianças a ter mais clareza acerca do que ocorre em seu íntimo. Esse é um fator essencial tanto para se tomar decisões lúcidas como para administrar as decisões ao longo da vida.

fonte: http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2016/03/daniel-goleman-temos-de-ensinar-nossas-criancas-ter-empatia-pelos-outros-e-pelo-mundo.html

                                                                                              




4 comentários:

  1. Acho que meus pais precisavam ter lido isso quando eu era criança hehehe
    Não consigo interagir com pessoas direito :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

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  2. Que maravilhosa a ideia do seu post!
    Amei a entrevista!!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

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