22 de fevereiro de 2016

Os desafios da carreira docente

                                   
                                                           Fonte: dezoitoevintetres.wordpress


Trabalhar mais do que a média mundial, ganhar menos em comparação a outros profissionais com nível superior, não possuir plano de carreira estruturado e não ser valorizado pela sociedade. De acordo com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é nesse cenário em que trabalham muitos professores

Falar das questões que impactam a docência passa, necessariamente, por discutir a valorização social da profissão. Um estudo realizado em 21 países pela Fundação Varkey Gems mostra que, embora o Brasil seja a nação que mais confia no trabalho do professor, menos de 20% dos entrevistados encorajariam um filho a ingressar na carreira. Esse receio está ligado às dificuldades enfrentadas pelos docentes no dia a dia. "Existe um consenso sobre a necessidade de ressignificar a profissão, com políticas públicas que considerem a Educação em seu sentido mais amplo. Falta, no entanto, vontade e esforço para tirá-las do plano das ideias", afirma Maria Amábile Mansutti, coordenadora técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). 

Com a correria para dar conta de todas as tarefas diárias, sobra menos tempo para atividades fundamentais. "A função docente exige formação em nível superior e uma dedicação para além da sala de aula. O educador tem de preparar as aulas e precisa que esse tempo seja pago e garantido na grade horária", defende Marieta Gouvêia de Oliveira Penna, docente do departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

Confira nos próximos posts os desafios que mais impactam a carreira do professor, segundo quem está na sala de aula. 


Fonte: revistaescola.abril



Nenhum comentário:

Postar um comentário