23 de setembro de 2013

Preconceito vs. Opinião formada.

  Atualmente o preconceito é algo muito falado e praticado na sociedade. Onde pessoas são julgadas pela cor da pele, opção sexual, deficiência, região entre outros. Porém por ser tão presente, chamar alguém de preconceituoso se tornou algo comum. Muitas vezes ouvi dizer que alguém era preconceituoso pelo simples fato de expor sua opinião.
 Apesar de estarmos em uma era moderna, ainda convivemos com pessoas com pensamentos tradicionais, que pensam de maneira diferente e não aceitam com facilidades algumas diferenças. Seria então correto tachar essas pessoas de preconceituosas ? Vejamos, uma pessoa pode não concordar com um relacionamento homossexual, e não se manifestar de maneira agressiva quanto a isso; Isso é preconceito ? Outra pode não achar tatuagem em pele negra bonito, mas não achar que os negros são de alguma forma inferiores; Isso é preconceito ?
 Preconceito é um conceito formado precocemente sem conhecer alguém; opinião é o modo de pensar de alguém, o que uma pessoa acha, algo individual que é formado ao longo da vida. Então seria fácil confundir essas duas maneiras, ou não. Ao meu modo de ver não devemos confundir preconceito com opinião, todos tem direito de expressar o que gosta ou não gosta -desde que respeite as diferenças, claro- então se alguém diz que não gosta disso ou aquilo porém respeita, porque então chama-lo de preconceituoso ?
  O preconceito envolve o desrespeito, a opinião envolve o direito de uma cidadão de se expressar. Pensem nisso.


                                                                                                                                          Félix, P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário