17 de janeiro de 2016

Feminismo: Em que ponto termina a luta contra o machismo e começa o radicalismo ?




   Há alguns dias atrás li uma crítica a respeito da frase "Mulher de amigo meu, pra mim é homem" , não é uma frase desconhecida, porém o que chamou minha atenção foi a forma como a pessoa interpretou a mesma, expressando da seguinte forma:" Ou seja, a única forma encontrada para fazer os demais homens entenderem que aquela mulher deveria ser respeitada foi equipará-la a um homem, se mulher de amigo meu merece respeito, logo,ela é um homem, pois só homens são dignos de respeito." (Zambininha,2014).
  A minha interpretação (e de quatro ou cinco pessoas que perguntei o significado da frase) é a seguinte "Eu sou hetero, não ficaria com outro homem,digo que considero a mulher do meu amigo um homem para exemplificar que eu não ficaria com ela"
  Pois bem, o que instiga a reflexão é o seguinte: Muitas vezes nos posicionamos no lugar de vitima, sendo que há inúmeras possibilidades de mesma situação, podendo nos tornar vitima ou não. O Feminismo é importante, lutar por igualdade e principalmente respeito é importante; porém ainda mais importante é sermos seguras de quem somos e ao invés de procurar machismo, continuar conquistando o lugares importantes na sociedade, para que um dia possamos dizer as próximas gerações que a teoria é uma base bonita, mas chegamos de maneira significativa pelo esforço da prática.




Um comentário: